A Sociedade Torre de Vigia ou Testemunhas de Jeová, juntamente com a sua coirmã, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ellen Gould White, ensina que Jesus é o arcanjo Miguel. Embora não se encontre apoio para tal doutrina nas Escrituras Sagradas, esses grupos heterodoxos se apropriam de alguns argumentos para justificar tal erro, como por exemplo as Tj’s:
“O termo "arcanjo" só aparece no
singular na Bíblia; em 1 Tessalonicenses 4.16. a vinda de Cristo e precedida da
"voz de “arcanjo”; finalmente, Daniel 12.1 afirma que Miguel lutará pelo
povo de Deus concluindo, com isso, ser Jesus Cristo o mesmo Miguel. (Ajuda ao Entendimento da Bíblia, paginas
1111 , 1112).
Vale ressaltar que no
início as Tj’s não criam que Jesus era Miguel (A Sentinela, edição americana, novembro de 1879, página 48). Depois
afirmaram, em (O Ministério Consumado,
página 188), que ele é o papa:
“Ap 12.7: “E irrompeu
guerra no céu" – Entre dois poderes eclesiásticos- Roma pagã e Roma Papal.
Miguel. Quem é como Deus?- o Papa; os seus anjos- os bispos. Isto é o que diz o
Catecismo Católico à pergunta: “Quem são os sucessores” dos apóstolos? Resposta:
os bispos corretamente consagrados e que estão em comunhão com a Cabeça, o Papa”.
Os adventistas:
“Ainda
mais: Cristo é chamado o Verbo de Deus. João 1:1-3. É assim chamado porque Deus
deu Suas revelações ao homem em todos os tempos por meio de Cristo. Foi o Seu
Espírito que inspirou os profetas. I Ped. 1:10 e 11. Ele lhes foi revelado como
o Anjo de Jeová, o Capitão do exército do Senhor, o Arcanjo Miguel.”(Patriarcas
e Profetas, p. 366).
O adventista e autor do
livro “História do Adventisto”, C. Mervyn Maxwell mostrou como os adventistas
denominam o arcanjo Miguel:
“Miguel,
o Senhor (Yahweh);
Miguel,
o Arcanjo cuja voz irá despertar os mortos, é Jesus, o Filho de Deus e nosso
Salvador. Pelo fato de ser tanto Deus quanto um Anjo (no sentido muito especial
que antes expusemos) [...]o Arcanjo. Miguel, o Cristo glorificado”
(Uma Nova Era Segundo As Profecias de Daniel, p. 284-285,grifo nosso).
Agora vejamos porque as seitas estão equivocadas ao pensarem que o Criador é a criatura.
Agora vejamos porque as seitas estão equivocadas ao pensarem que o Criador é a criatura.
O nome de Miguel é mencionado como arcanjo e aparece em Judas 9:
"Mas o arcanjo Miguel quando contendia com o
diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de
maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda”.
Essa é a única passagem
das Escrituras que mostra ser Miguel um arcanjo (ἀρχάγγελος). O termo grego ἀρχ (gr. arch) significa, “chefe, líder” ou “cabeça”. Isto mostra que Miguel
é um líder dos anjos. Seu nome em hebraico é מִֽיכָאֵ֗ל(hebr. Michael), significa” Quem é semelhante a
Deus?”. O hebraísta Heinrich Friedrich Wilhelm Gesenios, declara que a tradição
rabínica afirma ser Miguel “um dos sete arcanjos”. Esses arcanjos aparecem na
literatura rabínica apocalíptica, em que esses nomes são apresentados no livro
pseudoepífrafo de Enoque: Uriel, Rafael, Raquel, Miguel, Saracael, Gabriel e Remiel
(1Enoque 20.2-8; Tob 12:15).
O vs. 21 e Dan. 12.1 indicam que Miguel era o anjo patrono de Israel. Em Enoque 9.1 e 71.9, Miguel aparece como um dos sete arcanjos. Em Jud. 9, ele é o anjo que contende com Satanás, e em Apo. 12.7 ele guia as forças boas contra o dragão. Ver no Dicionário os artigos chamados Gabriel e Miguel (Arcanjo).(CHAMPLIN.R.N. AT. Interpretado Versículo por Versículo. 2ª edição. 2001. p 3420 .Hagnos ).
Ele está aqui, disse ser "um dos primeiros príncipes", isto é, das mais altas do anjo-príncipes, - Daniel 10:21 , "o príncipe", ou seja, o príncipe, que afirma, por Israel, que conduz a causa de Israel. Os primeiros pontos de título sem dúvida, para um arranjo de ordens e graus entre os anjos, designando Michael como um dos mais ilustres dos anjos-chefes; por isso chamado de Judas 1: 9 ἀρχάγγελος , também em Apocalipse 12: 7 , onde ele é representado como concorrendo com os seus anjos contra o dragão. (Karl Fredreich Keil e Franz Delitzsch Commentary on the Old Testament Dan 10:13).
O Dr. David H. Stern, que é judeu, ao escrever o seu Comentário Judaico, definiu Miguel como apenas um anjo:
O vs. 21 e Dan. 12.1 indicam que Miguel era o anjo patrono de Israel. Em Enoque 9.1 e 71.9, Miguel aparece como um dos sete arcanjos. Em Jud. 9, ele é o anjo que contende com Satanás, e em Apo. 12.7 ele guia as forças boas contra o dragão. Ver no Dicionário os artigos chamados Gabriel e Miguel (Arcanjo).(CHAMPLIN.R.N. AT. Interpretado Versículo por Versículo. 2ª edição. 2001. p 3420 .Hagnos ).
Ele está aqui, disse ser "um dos primeiros príncipes", isto é, das mais altas do anjo-príncipes, - Daniel 10:21 , "o príncipe", ou seja, o príncipe, que afirma, por Israel, que conduz a causa de Israel. Os primeiros pontos de título sem dúvida, para um arranjo de ordens e graus entre os anjos, designando Michael como um dos mais ilustres dos anjos-chefes; por isso chamado de Judas 1: 9 ἀρχάγγελος , também em Apocalipse 12: 7 , onde ele é representado como concorrendo com os seus anjos contra o dragão. (Karl Fredreich Keil e Franz Delitzsch Commentary on the Old Testament Dan 10:13).
O Dr. David H. Stern, que é judeu, ao escrever o seu Comentário Judaico, definiu Miguel como apenas um anjo:
Sabre a palavra
"arcanjo", os sectários declaram: "O termo ocorre na Bíblia
apenas no singular". Isso é verdade, todavia não oferece sustentação alguma
à doutrina jeovista e adventista, pois as Escrituras Sagradas revelam existir
mais seres, no céu, da mesma natureza e com a mesma posição: “e eis Miguel, um
dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da
Persia” (Dn 10.13). Veja que a expressão
“um dos primeiros príncipes” mostra existir outros como Miguel; assim, não pode
ser ele o Filho de Deus. Interessante que até na “Bíblia” das Testemunhas de
Jeová é notório que Miguel é um entre outros arcanjos. Vejamos como eles
traduziram o texto do profeta:
Mas
o príncipe do reino da Pérsia se colocou em oposição a mim por 21 dias. Então
Miguel, um dos príncipes mais
importantes, veio me ajudar; e eu permaneci ali com os reis da Pérsia.
A “voz de Arcanjo” na realidade significa voz de comando, de autoridade. Isso quer
dizer que o arauto anunciará a vinda de Cristo Jesus, e não que o Senhor Jesus
será o seu próprio arauto. Miguel atuará na liderança das hostes angelicais na
luta contra os inimigos de Israel (Dn 12:1).
Pelejará contra o Dragão e seus anjos (Ap 12:7-8).
Ora,
se Jesus em condição espiritual, ou em forma de "arcanjo" como querem
os adventistas e Testemunhas de Jeová, não ousou censurar o diabo (Jd 1:9),
como poderia tê-lo feito na condição humana (Fp 2,7), com as seguintes palavras:
" “Retira-te, Satanás”(Mt 4:10) E Arreda, Satanás!" (Mt 16:23) ?
Há, portanto, clara
distinção entre Jesus e Miguel.
·
Jesus é chamado de Filho, mas Miguel não,
por ser ele anjo;
·
Jesus é Criador (Jo1.3;
Ap 1:18),
Miguel é criatura que obedece ao Criador (Mt 26:53;Cl 1.16);
·
Jesus é adorado por Miguel (Hb 1.6),
Miguel não pode ser adorado (Ap 22.8-9);
·
Jesus, é o Senhor dos senhores (Ap
17:14),
Miguel é um dos príncipes (Dn 10.13);
·
Jesus é Rei dos reis (1
Tm 6.15),
Miguel é príncipe dos judeus (Dn 12.1).
Bibliografia:
Bibleworks9
SOARES.
Esequias. Respostas Bíblicas às Testemunhas de Jeová.
WHITE.
Ellen G. Patriarcas e Profetas.
MAXWELL.C.
Mervyn. Uma Nova Era Segundo As Profecias de Daniel.
http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/nwt/livros/daniel/10/
http://www.studylight.org/commentaries/kdo/
http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/nwt/livros/daniel/10/
http://www.studylight.org/commentaries/kdo/
Itard Víctor Camboim De
Lima. 25/03/2015
a
ResponderExcluirNem precisa dizer muito. Quando o Arcanjo Miguel repreende o diabo na disputa com o corpo de Moisés ele diz - "O Senhor te repreenda". Ora sabemos que Jesus é o Senhor e nunca diria ao diabo "o Senhor" pois Ele como o Senhor pode lhe repreender diretamente como Ele fez na tentação no deserto dizendo - "Não tentarás ao Senhor teu Deus". Ele diria - "te repreendo" e não - "O Senhor te repreenda. Portanto o arcanjo MIguel nada tem a ver com Jesus Cristo.
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