segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Uma Análise Em Um Ponto Do Calvinismo





                                                      Os pontos do Calvinismo são cinco:




               Depravação Total          Eleição Incondicional


          Expiação Limitada       Graça Irresistível

                    Perseverança dos Santos



- Expiação Limitada -

Segundo a regra calvinista da Expiação Limitada, nem todos os homens podem nascer de novo, pois Jesus só morreu por alguns. Contudo, Jesus quando esteve no Templo, foi bastante claro em sua aula de Soteriologia ao dizer que, se alguém ou “qualquer um” que tivesse sede, deveria ir a Ele,"Se alguém tem sede, venha a mim e beba." (Jo 7:37 ARA). 

 Esse “alguém”, que vem do grego (τιςτι), é um pronome usado para introduzir um membro de uma classe sem adicionar identificação. Ele pode ser traduzido com qualquer, alguém, algum, ou simplesmente um(a). [1]

Na passagem bíblica acima, esse pronome é ululante em nos ensinar que qualquer indivíduo pode ir a Jesus, pois todos os homens tem sede de Deus e carecem da Sua Glória (Rm 3:23).

Também há na Bíblia textos que ensinam que é possível qualquer indivíduo não nascer de novo, pois neles podemos encontrar o mesmo pronome indefinido, mostrando assim que não há uma classe específica que não pode ser salva: 

Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. (Jo 3:5 ARC)

ἀπεκρίθη Ἰησοῦς· ἀμὴν ἀμὴν λέγω σοι, ἐὰν μή τις γεννηθῇ ἐξ ὕδατος καὶ πνεύματος, οὐ δύναται εἰσελθεῖν εἰς τὴν βασιλείαν τοῦ θεοῦ. [2]



Portanto, Cristo deu oportunidade de salvação a todos quantos queiram, mas cabe ao homem desejar crer e manter a sua salvação que é mediante a misericórdia dEle uma vez que sozinhos nada podemos fazer por nós senão por Ele, pois na proporção que a salvação é adquirida é também perdida por causa do Livre-Arbítrio dado ao homem por Deus.

E para finalizar, é importante salientar o que os calvinistas de 5 pontos dizem acerca do desmoronamento  do ponto aqui analisado:

Da esquerda para a direita: Calvino, Agostinho, Bonhoeffer, Edwards, R. C. Sproul, A. W. Tozer, C. S. Lewis, Spurgeon, Lutero e John Piper. 

“Prove que um deles é falso e todo o sistema deve ser abandonado.” (Boettner, Predestination, p. 59).

“Admitido qualquer um destes cinco pontos, o resto deve seguir inevitavelmente; negue qualquer um deles e toda a estrutura é colocada em perigo. Alguém não pode satisfatoriamente defender alguns pontos mas não os outros.”(Custance, p. 71).

“Estas cinco doutrinas formam um todo harmonioso. Nenhum deles pode ser alterado sem causar desarmonia ao todo e confusão quanto a como os homens realmente são salvos.” (Wilson, Atonement, p. 1).[3]

Bibliografia:
[1]WALLACE. Daniel B. Gramática Grega. P. 347. EBR.
[2] BIBLEWORKS9.
[3VANCE, Laurence. M. O Outro Lado do Calvinismo. P.170. pdf.

5 comentários:

  1. Como o homem pode querer crer se está morto em seus pecados e sua mente corrompida?
    Se Jesus morreu por todos,então porque muitos morrem sem salvação?
    Seria a expiação de Cristo apenas uma possibilidade?
    Em momento algum o texto diz que os fariseus eram salvos por apenas Jesus dizer que eles estavam dentro do Reino de Deus,eles apenas tinham todo o conhecimento do Reino mas eles mesmos não eram salvos e impediam os outros d conhecer a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Mas quero deixar um texto de atos 13.48.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cizate. Acerca de At 13:48, temos uma explanação: O senhor pode clicar e conferir. Deus abençoe.
      http://www.arminianismo.com/index.php/categorias/diversos/artigos/117-paulo-cesar-antunes/250-paulo-cesar-antunes-at-13-48

      Excluir