domingo, 3 de junho de 2018

Não se deve ofertar...






                                                                                                                     Επίστευσα, διὸ ἐλάλησα
                                                                                                                         Cri, por isso falei


É inegável que na Bíblia há ensinos pelos quais mostram enfaticamente que a Obra de Deus nunca foi e não é mantida somente por orações e jejum, mas com a entrega dos dízimos e das ofertas. Pelo menos a maioria das civilizações do passado que tinha alguma divindade como seu senhor (a), tinha o hábito de oferecer tanto animais quanto dinheiro a ela. Outros iam aos extremos oferecendo seus próprios filhos (Lv 18:21; 1Rs 11:7; Jr 7:31; 32:352Rs 23:9;), pratica esta que, assim como Deus,  duramente desaprovamos. Porém, independente de servir ou não ao Criador de tudo (Sl 24:1; 50:12; Ag 2:8) os homens entendiam que ofertar é necessário.

Todavia, não queremos aqui falar sobre como e quando ofertar ao Senhor, mas de uma forma sucinta apresentar os textos bíblicos que ensinam quando também não se deve ofertar. Abaixo separamos pelo menos cinco circunstâncias em que a oferta é inválida para Deus.

1- Não se deve ofertar sem que haja amor sincero no coração, pois Deus não recebe de quem não contribui com alegria (Gn 4:1-5; 2Co 9:7);

2- Não se deve ofertar dinheiro adquirido de forma desonesta: da prostituição, do roubo, do homicídio, do político corrupto etc... (Dt 23:18; Mt 27:3-6);

3- Não se deve ofertar enquanto houver intriga com teu irmão (Mt 5:23-26);

4- Não se deve ofertar dinheiro aos pastores em busca de vantagens (At 8: 9-24);

5- Não se deve ofertar a Deus e ao mesmo tempo ser infiel para com quem compramos fiado, pois ofertar para Obra de Deus e não pagar nossas dívidas (nos referimos aos que podem pagar, mas não querem) não significa que Deus está satisfeito com quem assim procede. Deva, mas pague (Rm 13:8).
Desse modo, agir como um verdadeiro servo é a melhor opção, mesmo diante das circunstâncias que nos fazem pensar de forma oposta à Bíblia.  

                                                              Para Refletirmos

“Não se exigia prestação de contas dos que pagavam os trabalhadores, pois agiam com honestidade.” (2 Rs 12:15);
“Melhor é o pobre que vive com integridade do que o tolo que fala perversamente.” (Pv 19:1);

 "pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens. (2 Co 8:21);

“Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da intervenção dele. (1 Pe 2:12).



Por Cristo, Itard Víctor


*Se você gostou das informações, compartilhe com seus amigos*.


Nenhum comentário:

Postar um comentário