Eusébio de Cesaréia (séc III) [1],
amilenista, ao falar sobre Papias e sua crença apocalíptica existente no século
I disse:
"O próprio Papias conta também outras coisas
como tendo chegado a ele por tradição não escrita, algumas estranhas parábolas
do Salvador e de sua doutrina, e algumas outras coisas ainda mais fabulosas. diz
que, depois da ressurreição dentre os mortos, haverá um milênio, e que o reino
de Cristo se estabelecerá fisicamente sobre esta terra. Eu creio que Papias
supõe tudo isto por haver derivado das explicações dos apóstolos, não
percebendo que estes haviam-no dito figuradamente e de modo simbólico."
Eusébio ainda relata que, de acordo com Irineu, Papias recebeu
instruções bíblicas de João, além de ter conhecido Policarpo. No entanto, o
mesmo Eusébio contrapõe dizendo que Papias em nenhum momento disse ter sido testemunha
ocular dos apóstolos, mas que aprendeu de quem os havia conhecido e que foi
ouvinte de Aristão e João, o presbítero. Eusébio recita Papias:
"E se
por acaso chegava alguém que também havia seguido os presbíteros, eu procurava
discernir as palavras dos presbíteros: o que disse André, ou Pedro, ou Felipe, ou
Tomás, ou Tiago, ou João, ou Mateus ou qualquer outro dos discípulos do Senhor,
porque eu pensava que não aproveitaria tanto o que tirasse dos livros como o
que provêm de uma voz viva e durável.[...] Agora bem, Papias, de quem estamos
falando, confessa que recebeu as palavras dos apóstolos de discípulos destes,
enquanto que de Aristion e de João o
Presbítero ele diz ter sido ouvinte direto. Efetivamente menciona-os pelo nome
várias vezes em seus escritos e compila suas tradições."
Ao nosso olhar, diferente da interpretação de Eusébio a qual
aparenta denigrir o patrístico, ao ter dito “também havia seguido os
presbíteros”, Papias disse que ele e outras pessoas “também havia seguido os presbíteros”
ou os apóstolos. Quer dizer, Papias havia aprendido com algum dos apóstolos, o
que corrobora com a afirmação de Irineu, e aprendido ainda mais com os outros
que também seguiram os apóstolos, isto é, disse ter aprendido a crença bíblica pré-milenista
a qual seria sistematizada no futuro.
Por Cristo, Itard Víctor
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