terça-feira, 21 de maio de 2019

5 legítimos ou 5 ilegítimos?






Relendo o episódio neotestamentário o qual envolveu uma mulher samaritana e Jesus, tivemos nossa atenção voltada para os 5 maridos os quais são mencionados via revelação divina; algo que nos levou a um questionamento:

A mulher samaritana havia tido 5 casamentos legítimos ou 5 ilegítimos?

Alguns, que parecem ter tido a mesma curiosidade que a nossa, interpretaram que esses 5 maridos, na verdade, eram 5 maridos espirituais ou deuses, já que os samaritanos tinham outros deuses além de Javé[1]. Mas, seria essa a interpretação histórica e gramatical do episódio em Sicar?
Bem, se usarmos as ferramentas de interpretação textual, a saber, hermenêutica e exegese, é possível termos uma outra interpretação.

De acordo com a narrativa de (Jo 4), Jesus pede para a samaritana chamar o seu marido. Observem que ao dizer que não tinha marido, Jesus disse que ela respondeu bem, pois havia tido 5. Os 5 homens conectados à resposta da mulher, textualmente, refere-se aos 5 maridos os quais a samaritana havia tido, já que o pedido foi para ela chamar o marido. Ademais, as 5 ocorrências da palavra marido no texto são traduzidas de ἄνδρα (andra) que vem de ἀνήρ (anēr); esta, por sua vez, usada por Paulo ao tratar de casamento (Rm 7; 1Co7). Otrossim, a palavra anēr, com base no TDNT[2] : “...denota a espécie humana como distinto de monstros fabulosos ou deuses...”.  Logo, a ideia de maridos deuses parece ser desconexa.

Se eram homens, é preciso ainda esclarecer se os tais viveram ao lado da samaritana de forma legítima ou ilegítima.

Bom, Jesus não entrou em detalhes quanto à legitimidade dos relacionamentos da mulher, senão a do que ela estava vivendo por último (Jo 4:18).

Todavia, quando levamos em conta que nas civilizações antigas era normal mulheres ficarem viúvas se casadas fossem com militares os quais quase sempre morriam em combates, ou com homens mais velhos os quais estavam mais aptos a ter doenças, não é ilógico pensar que a samaritana fosse viúva de 5 maridos legítimos. No Brasil, por exemplo, há casos de mulheres que estão na 2ª e na 3ª viuvez[3].

Mas não poderia ser 5 casamentos ilegítimos ou adúlteros? O contexto da época, não mostra uma mulher - hexa-adúltera - podendo viver tranquilamente sendo reincidente no crime de adultério o qual tinha pena capital (Lv 20:10). Embora houvesse uma discórdia entre judeus e samaritanos, ambos criam no que determinou Moisés via Lei, inclusive na vinda do Messias (Jo 4: 25-29). Aliás, há até o Pentateuco Samaritano. Havia samaritanos que tinham mais testemunhos de vida do que os judeus “zelosos” da Lei, basta lembrarmos do leproso samaritano que foi agradecer a Jesus pela cura (Lc 17:11-19) e do bom samaritano da parábola (Lc 10:30-37). Assim, não enxergamos a possibilidade de 5 casamentos ilegítimos.

Outra possibilidade é que a samaritana tivesse recebido 5 cartas de divórcios as quais eram permitidas pela Lei de Moisés (Dt 24:1-4).

E, por fim, não podemos descartar também a possibilidade duma mesclagem na vida da samaritana, isto é,  ter sido tanto viúva como repudiada com carta de divórcio, por exemplo: 3 viuvez e 2 divórcio.  

Assim sendo, a possibilidade de 5 relacionamentos legítimos e 1 ilegítimo parece ser o melhor entendimento no Texto.


Por Cristo, Itard Víctor

*Se você gostou das informações, compartilhe com seus amigos*.



[1] <http://www.abiblia.org/ver.php?id=2185>. Acesso em 21 de maio de 2019.
<file:///C:/Users/Cliente/Downloads/OS_CINCO_MARIDOS_DA_MULHER_SAMARITANA_-.pdf>. Acesso em 21 de maio de 2019.
<https://estudodedeus.com.br/quem-sao-os-cinco-maridos-da-mulher-samaritana/>. Acesso em 21 de maio de 2019.
[2] Dicionário Teológico do Novo Testamento.
[3] < https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/viuva-3-vezes-40957.html>. Acesso em 21 de maio de 2019.



Nenhum comentário:

Postar um comentário