sexta-feira, 24 de maio de 2019

O Adventismo em Xeque?











        Hoje, conversando com amigos capazes acerca do capítulo 10 do livro do profeta Daniel, tivemos a curiosidade de procurar saber o que a literatura teológica diz a respeito do ser o qual apareceu a Daniel entre os versículos 5 e 10.

Quanto às opiniões, como de costume entre estudiosos, há divergências. Os estudiosos do A. Testamento, Keil e Delitzh, por, exemplo, entendem que era Jesus: “o אִישׁ (homem) visto por Daniel não era um anjo-príncipe comum, mas uma manifestação de Jeová, isto é, o Logos[1]”. Eles enxergam, sem dúvidas, semelhanças em alguns detalhes contidos no ser, que a maioria dos cristãos entendem que era Jesus em (Ap 1:13:18) e no visto por Daniel. O que de fato há:

E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão. [...] Fiquei, pois, eu só e vi esta grande visão, e não ficou força em mim; e transmudou-se em mim a minha formosura em desmaio, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo a voz das suas palavras, eu caí com o meu rosto em terra, profundamente adormecido. E eis que uma mão me tocou e fez que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. (Dan 10:5-10 ARC)

E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno”. (Ap 1:13-18 ACF)

Contrariando keil e Delitzh , Norman Champlin entendeu que era um anjo comum:
Encontramos descrições similares sobre Cristo em Ap 1.13-16, mas isso não justifica a interpretação como visão do Cristo pré-encarnado. Não se poderia dizer que Cristo estava impedido por um príncipe da Pércia (ver Dn 10.13) ou por alguma entidade angelical ou demoníaca [2].

Seguindo o mesmo raciocínio de Keil e Delitzh, a profetisa adventista, Ellen G White, tida como infalível quanto a tudo quanto escreveu[3], tem uma declaração pela qual pode decepcionar qualquer um dos seus defensores, pois, de acordo com o seu comentário sobre (Dn 10:5-6), Jesus, o Filho de Deus, foi quem apareceu ao profeta Daniel.  Ademais, para White, o personagem que revela a Daniel que lutou contra um ser do mal durante 21 dias era o anjo Gabriel, algo que corrobora com a ideia de que o ser que aparece na primeira visão era de Jesus. 

Assim sendo, sistematicamente e com a clareza da luz solar, Ellen Gould White disse que Jesus apareceu num momento, Gabriel noutro e Miguel noutro, negando assim a possibilidade de Jesus ser o arcanjo Miguel. Vejamos o que ela disse:

Ninguém menos que o Filho de Deus apareceu a Daniel. Sua descrição é semelhante àquela apresentada por João quando Cristo lhe apareceu na ilha de Patmos. Nosso Senhor vem agora com outro mensageiro celestial para mostrar a Daniel o que ocorreria nos últimos dias. Esse conhecimento foi dado a Daniel e registrado por inspiração para nós, sobre quem os fins dos séculos têm chegado (VA, 144; Review and Herald, 8 de fevereiro de 1881).[4]

12, 13. Boas sugestões versus más sugestões.  Através disso vemos que os agentes celestiais têm de lutar contra obstáculos para que o propósito de Deus seja cumprido no devido tempo. O rei da Pérsia era controlado pelo mais elevado de todos os anjos maus. Como o faraó, ele recusava obedecer à palavra do Senhor. Gabriel declarou: Ele "me resistiu por vinte e um dias" [Dn 10:13] por suas representações contra os judeus. Porém, Miguel veio em sua ajuda, e então ele permaneceu junto aos reis da Pérsia, restringindo os poderes, dando boas sugestões em oposição às más. (Carta 201, 1899 apud Comentários de Ellen G. White Isaías-Malaquias).[5] 

Nosso Senhor vem agora com outro mensageiro celestial para mostrar a Daniel o que ocorreria nos últimos dias. — The Review and Herald, 8 de Fevereiro de 1881.[6]

Daniel... não conseguiu olhar o rosto do anjo, e já não possuía forças. Estas haviam desaparecido. Portanto, o anjo veio até ele e o colocou de joelhos. Ainda assim não conseguiu contemplar o anjo. Este apresentou-se então com aparência humana. Assim o profeta conseguiu suportar a visão. - Manuscript Releases 2:348.[7]

[Ciro], o rei [persa], resistira durante vinte e um dias às impressões do Espírito de Deus, enquanto Daniel jejuava e orava. Entretanto, o Príncipe do Céu, o arcanjo Miguel, foi enviado para modificar o coração do obstinado rei, de modo a tomar uma decisão que respondesse à oração de Daniel. — The Review and Herald, 8 de Fevereiro de 1881.[8]

Para Ellen White a sequência de Dn 10 é sistematizado assim:

a)      Jesus aparece a Daniel no versículo 5;

b)      Gabriel no verso 10;

c)      Miguel na narrativa do verso 13.

Logo, Se a mulher de maior autoridade na Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ellen Gould White, explicou várias vezes que no 10º capítulo do livro de Daniel 3 seres espirituais do bem, mas distintos, apareceram atuando em favor do profeta, a crença de que o Senhor Jesus, Criador do anjos (Jo 1:1-3; Cl 1:17; Ap 1:8,21:6,22:13) é o anjo Miguel,  entrou assombrosamente em Xeque!




[1] Comentário do Antigo Testamento: < https://www.studylight.org/commentaries/kdo/daniel-10.html>. Acesso em 24 de maio de 2019.

[2] O Antigo Testamento Interpretado. Vol. 4. HAGNOS

[3] “Os testemunhos orais ou escritos da Sra. White preenchem plenamente este requisito, no fundo e na forma. Tudo quanto disse e escreve foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato”. (CHRISTIANINI, Arnaldo B. Subtilezas Do Erro. p. 35. 1965. CPB).

[4] 
<https://m.egwwritings.org/pt/book/1944.804?hl=Ningu%C3%A9m+menos+que+o+Filho+de+Deus+apareceu+a+Daniel&ss=eyJ0b3RhbCI6MSwicGFyYW1zIjp7InF1ZXJ5IjoiTmluZ3XDqW0gbWVub3MgcXVlIG8gRmlsaG8gZGUgRGV1cyBhcGFyZWNldSBhIERhbmllbCIsInR5cGUiOiJiYXNpYyIsImxhbmciOiJwdCIsImxpbWl0IjoyMH0sImluZGV4IjowfQ%3D%3D#807>. Acesso em 24 de maio de 2019.

[5] 
<http://arquivosadventistas.org/arquivos/Manuais%20e%20Livros/Livros/Comentario%20Biblico%20Adventista/Antigo%20Testamento/0%20-%20Comentarios%20EGW%20-%20Isaias%20a%20Malaquias.pdf?fbclid=IwAR1b78Kae1EI4UhVnscgYVpg-bhQwLF5rHxTEySo-ESuj6PEFbc5Y6opeU0>. Acesso em 24 de maio de 2019.

[6] 
<https://m.egwwritings.org/pt/search?query=Nosso+Senhor+vem+agora+com+outro+mensageiro&type=basic&limit=20&index=0>. Acesso em 24 de maio de 2019.

<https://m.egwwritings.org/pt/book/1944.804?hl=o+anjo+veio+at%C3%A9+ele++&ss=eyJ0b3RhbCI6NSwicGFyYW1zIjp7InF1ZXJ5IjoibyBhbmpvIHZlaW8gYXTDqSBlbGUgICIsInR5cGUiOiJiYXNpYyIsImxhbmciOiJwdCIsImxpbWl0IjoyMH0sImluZGV4IjozfQ%3D%3D#809>. Acesso em 24 de maio de 2019.

<https://m.egwwritings.org/pt/book/1944.804?hl=Miguel+&ss=eyJ0b3RhbCI6NjQsInBhcmFtcyI6eyJxdWVyeSI6Ik1pZ3VlbCAiLCJ0eXBlIjoiYmFzaWMiLCJsYW5nIjoicHQiLCJsaW1pdCI6IjIwIn0sImluZGV4IjoyMX0%3D#806>.  Acesso em 24 de maio de 2019.


        

Por Cristo, Itard Víctor

*Se você gostou das informações, compartilhe com seus amigos*.

Nenhum comentário:

Postar um comentário