Após o cerco teológico apertar, o Adventismo agora diz que a
tradução "um dos primeiros" em Dn 10:13 está errada, pois a expressão
hebraica 'ahad hassarîm ha'rishonîm deveria ser traduzida como - Miguel [o
Primeiro dos ]. O intuito é trazer a ideia de que Miguel é o Primeiro dos
principais arcanjos, ou simplesmente, o Senhor Jesus.
Veja
aqui no vídeo do arqueólogo adventista Rodrigo Silva:
Okay, eu sei que אֶחָ֣ד (ehad) pode ser usado tanto como cardinal como ordinal, todavia
é o contexto que determina (ROSS, Allen P. p. 188 VIDA). Porém, até as
Testemunhas de Jeová que, assim como os adventistas, creem que Jesus é Miguel,
traduziram em sua bíblia que Miguel é [ um dos ] do Construto ( אַחַ֛ד - ahad) ]:
"Mas
o príncipe do reino da Pérsia se colocou em oposição a mim por 21 dias. Então
Miguel, [ um dos ] príncipes mais importantes, veio me ajudar; e eu permaneci
ali com os reis da Pérsia." (Tradução do Novo Mundo)
É
oportuno salientar que a profetisa adventista Ellen G. White, concorda com a
tradução das Testemunhas de Jeová:
“Durante três semanas Gabriel se empenhou em luta com os poderes
das trevas, procurando conter as influências em operação na mente de Ciro; e
antes que a contenda terminasse, o próprio Cristo veio em auxílio de Gabriel.
“O príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias”, Gabriel
declara; “e eis que [Miguel, um dos primeiros príncipes,] veio para ajudar-me,
e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”. (WHITE, Ellen G. Patriarcas e Reis. p.
364)
“Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste
o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as
tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do
reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém [Miguel, um dos
primeiros príncipes,] veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da
Pérsia”. (WHITE, Ellen G. Exaltai-o. p. 750)
Contudo,
vamos fazer o que esse pessoal faz, isto é, ignorar o contexto pra vermos a
conclusão que teremos dos miguelistas:
"somos
doze irmãos, filhos de um mesmo pai; [um] já não existe, e o mais novo está
hoje com nosso pai na terra de Canaã". (Gen 42:32 ARA)
Na
tradução adventista seria:
somos
doze irmãos, filhos de um mesmo pai; [ O PRIMEIRO ] já não existe, e o mais
novo está hoje com nosso pai na terra de Canaã.
Ou
seja, para o Adventismo foi Rubem quem teria morrido, e não José, conforme nos
diz as Escrituras.
Mas isso, assim como a leitura miguelista no texto de Daniel, não
tem cabimento. Não se pode ignorar o contexto: dum livro da Bíblia; de toda a
Bíblia; da Patrística; dos escritos Pseudos apenas para defendermos o que
achamos ser correto. A Hermenêutica não admite isso!
Vejamos, porém, como foram as traduções tanto do Hebraico como do
Grego da Septuaginta para o Inglês e percebamos que elas trazem [ um dos ] em
Daniel 10:13 fazendo assim jus ao original.
Manuscrito do Mar Morto
The princes of the kingdom of Persia
withstood me for twenty-one days; but Michael, [one of the] chief princes, came
to help me, so I remained there with the kingdom of Persia, (DAN 10:13 QBE)
Do Tanakh
However, the prince of the Persian kingdom
opposed me for twenty-one days; now Michael, a prince [ of the ] first rank,
has come to my aid, after I was detained there with the kings of Persia. (Dan
10:13 TNK)
Jewish Publication Society
10:13 But the prince of the kingdom of
Persia withstood me one and twenty days; but, lo, Michael, [ one of the ] chief
princes, came to help me; and I was left over there beside the kings of Persia.
Bíblia Judaica Completa
The prince of the kingdom of Persia
prevented me from coming for twenty-one days; but Mikha'el, [ one of the ]
chief princes, came to assist me; so that I was no longer needed there with the
kings of Persia.
As da Septuaginta (LXX)
But the prince of the kingdom of the
Persians withstood me twenty-one days: and behold, Michael, [ one of the ]
princes, came to help me; and I left him there with the chief of the kingdom of
the Persians: (LXA)
But the prince of the kingdom of the
Persians withstood me twenty-one days: and behold, Michael, [one of the ]
princes, came to help me; and I left him there with the chief of the kingdom of
the Persians: (LXE)
Vejamos
ainda na Vulgata Latina
princeps
autem regni Persarum restitit mihi viginti et uno diebus et ecce Michahel [
unus de ] principibus primis venit in adiutorium meum et ego remansi ibi iuxta
regem Persarum
Nuova Diodati
Ma il principe del regno di Persia mi ha
resistito ventun giorni, però ecco, Mikael, [ uno dei ] primi principi, mi è
venuto in aiuto, perché ero rimasto là con il re di Persia. (Dan 10:13 LND)
Reina Valera
El príncipe del reino de Persia se me
opuso durante veintiún días; pero he aquí que Miguel, [ uno de los ]
principales príncipes, vino para ayudarme; y quedé allí con los reyes de
Persia.
Permita-nos
ainda mostrar-lhes, por meio de artigos os quais escrevemos dias atrás, as evidências históricas e gramaticais as
quais mostram que Miguel não passa de um anjo servidor.
Primeiro - Escritos Extras Bíblicos
O Pastor de
Hermas
“O anjo grande
e glorioso é Miguel...” é aquele que tem autoridade sobre esse povo
e o governa; pois é ele quem lhes deu a lei no coração dos crentes: ele,
portanto, supervisiona aqueles a quem deu, para ver se eles mantiveram o mesmo.
(Similitude 8 3: 3).
Tertuliano:
"Ele tem
sido, é verdade, chamado de “o anjo do grande conselho”, isto é, um mensageiro,
por um termo expressivo da função oficial, não da natureza. Pois Ele tinha
que anunciar ao mundo o poderoso propósito do Pai, aquele que ordenou a
restauração do homem. Mas, não é por esta razão que Ele deve
ser considerado como umanjo, como um Gabriel ou um Miguel."
(Anti Marcion - On the Flesh of Christ)
Orígenes:
“Um método
similar deve ser seguido no tratamento dos anjos; nem devemos supor
que é o resultado do acidente que um determinado cargo é atribuído a um anjo em
particular: Rafael, por exemplo, o trabalho de cura e cura; para Gabriel, a
condução das guerras; a Miguel, o dever de atender às orações e
súplicas dos mortais. Pois não devemos imaginar que eles obtiveram esses
ofícios senão por seus próprios méritos, e pelo zelo e excelentes qualidades
que demonstraram separadamente antes que este mundo fosse formado; de modo que
depois, na ordem dos arcanjos, este ou aquele ofício foi atribuído
a cada um, enquanto outros mereciam ser inscritos na ordem
dos anjos, e agir sob este ou aquele arcanjo, ou aquele
líder ou chefe de uma ordem”. (Against Celsus VIII)
“Mas essa
acusação não se aplica a todos aqueles que, por alguma razão misteriosa,
referem a palavra Sabaoth, ou Adonai, ou qualquer um dos outros nomes ao
(verdadeiro) Deus. E quando alguém é capaz de filosofar sobre o mistério dos
nomes, ele encontrará muito a dizer respeitando os títulos dos anjos de
Deus, dos quais um é chamado Miguel, e outro Gabriel, e outro
Rafael, apropriadamente aos deveres que eles cumprem. no mundo, de acordo com a
vontade do Deus de todas as coisas. [...] E assim, em tais bases, defendemos a
conduta dos cristãos, quando eles lutam até a morte para evitar chamar Deus
pelo nome de Zeus, ou para dar-lhe um nome de qualquer outra língua”. (Against Celsus
XXIV)
João Cassiano:
"Pois é bem
claro que eles visam esses ataques, com os quais atacam os homens, até uns
contra os outros, pois, da mesma maneira, eles não cessam de promover, com
incontáveis contendas, as discórdias e lutas que empreenderam por alguns
povos por causa de um tipo de amor inato à maldade que eles têm: e isso nós
lemos como sendo muito claramente exposto na visão de Daniel, o profeta, onde o
anjo Gabriel fala da seguinte forma: “Não temas, Daniel: desde o primeiro dia
em que foste Põe o teu coração a compreender, a afligir-te diante do teu Deus;
as tuas palavras são ouvidas; e vim pelas tuas palavras. Porém o príncipe do
reino dos persas resistiu a mim por vinte e um dias; e eis que um dos
principais príncipes veio me ajudar e lá fiquei junto ao rei dos
persas.[...] o profeta orou ao Senhor, pelo arcanjo, .... o arcanjo Gabriel
estava: e este último disse que, mesmo assim, devido à ferocidade de seus
assaltos, ele não teria sido capaz de ir até ele, se o arcanjo Miguel
não viesse para ajuda-lo,...” (The Conferences of John. Part
1. Containing Conferencre I-X)
João Crisóstomo:
“Pois, de fato,
todos os outros, tanto anjos como arcanjos e
profetas, fizeram tudo sob o comando; mas Ele com a autoridade
de quem se torna um Rei e Mestre; em que as multidões se perguntando disseram
que Ele ensinava como "alguém que tem autoridade". (Mat. Vii. 29) .
Até mesmo os anjos, como eu disse, apareceram com grande glória sobre a terra;
como no caso de Daniel, de Davi, de Moisés, mas eles fizeram todos como servos
que têm um Mestre. Mas Ele como Senhor e
Governante de tudo, quando apareceu em forma pobre e humilde; mas mesmo assim a
criação reconheceu seu Senhor. Agora a estrela do céu que chamava os sábios
para adorá-Lo, a vasta multidão que corria por toda parte de anjos atendendo ao
Senhor, e cantando Seu louvor, e além deles, muitos outros arautos surgiram de
repente, e todos, ao se encontrarem declararam um ao outro as boas novas deste
mistério inefável; os anjos aos pastores; os pastores aos da cidade; Gabriel
para Maria e Isabel; Anna e Simeão para aqueles que vieram ao templo. Tampouco
homens e mulheres foram levantados somente s com prazer, mas o próprio bebê que
ainda não tinha saído à luz, quero dizer, o cidadão do deserto, o homônimo desse
evangelista, pulou ainda no ventre de sua mãe, e todos estavam subindo com
esperanças para o futuro. Mas quando Ele se manifestou ainda mais, outras
maravilhas, ainda maiores que as primeiras, foram vistas. Pois não era mais
estrela, nem céu, nem mais anjos, nem arcanjos, nem
Gabriel, nem Miguel, mas o próprio Pai celeste, que O proclamou,
e com o Pai, o Consolador, voando ao sopro da Voz e descansando nele. Em
verdade, ele disse: "Vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do
Pai". (Gospel of John 1:14).
Agostinho:
“Nem que
qualquer um, que em certo sentido possa ser considerado um bom anjo, seja
considerado por mim como alguém em quem devo depositar minha confiança: pois
"ninguém é bom, senão só Deus"; 8 e quando um homem ou um anjo
aparece para nos ajudar, quando eles fazem isso de sincero afeto, Ele faz
através deles, que os fez bons depois de sua medida. "Portanto," é
melhor "confiar no Senhor do que confiar nos
príncipes" (ver 9). Pois os anjos também são chamados
de príncipes, assim como lemos em Daniel: "Miguel,
teu príncipe".(Expositions on the Book of Psalm. Psalm CXVIII)
Os Pseudos:
A História de
José Carpinteiro (Livros da Infância de Jesus)
"O Deus,
pai de toda misericórdia e Deus de toda carne, Senhor da minha alma, de meu
corpo e do meu espírito! Se é que já se cumpriram todos os dias da vida que me
deste neste mundo, rogo-te, Senhor Deus, que envies oarcanjo Michael
para que fique do meu lado até que minha desditada alma saia do corpo sem dor
nem turbação. [...] Então os filhos de José irromperam em lamentos, Maria,
minha mãe, e eu, de nossa parte, unimo-nos ao seu pranto pois, efetivamente, já
havia chegado a hora da sua morte. [...] Meu Pai misericordioso, Pai da
verdade, olho que vê e ouvido que ouve: escuta-me, que eu sou teu filho querido;
peço-te por meu pai José, a obra de vossas mãos. Envia-me um grande coro
de anjos juntamente com Michael, o administrador
dos bens, e comGabriel, o bom mensageiro da luz, para que acompanhem a
alma de meu pai José até que se tenha livrado do sétimo éon tenebroso. De forma
que não se veja forçado a empreender esses caminhos infernais, terríveis para o
viajante por estarem infestados de gênios malignos e saqueadores, e por ter de
atravessar esse lugar espantoso por onde corre um rio de fogo igual às ondas do
mar”. (13:1-2, 20:8, 22:1)
Revelação de
Esdras
“E quando a
noite chegou, veio um anjo, o arcanjo Miguel, e
disse-me: Ó Profeta Esdras, abstenha-se de pão por setenta semanas. [...] E
veio Rafael, o comandante do exército, e deu-me uma vara de storax. [...] E eu
vi os mistérios de Deus e Seus anjos".
Evangelho de Nicodemus
“E quando
o primeiro criado, pai Adão, tinha ouvido isto, que Jesus foi batizado no
Jordão, ele clamou a seu filho Sete: Dize a teus filhos, aos patriarcas e aos
profetas, tudo o que tu ouviste de Arcanjo Miguel quando te
enviei aos portões do paraíso implorar a Deus que lhe enviasse Seu anjo para te
dar óleo da árvore da misericórdia, com a qual ungir meu corpo quando estivesse
doente.[...] Quando eu, Set, estava orando ao Senhor às portas do paraíso, eis
que Miguel, o anjo do Senhor, apareceu para mim, dizendo: Eu
fui enviado para te pelo Senhor". (First Version)
Visão de Paulo:
"E quando eles cessaram, imediatamente Miguel e
todo o exército de anjos, com uma só voz, adoraram os
escabelos de seus pés e seu destino, dizendo ao mesmo tempo para a alma: Este
é o seu Deus, de todas as coisas, que fez você à sua própria imagem e
semelhança. Além disso, o anjo retorna e aponta para fora,
dizendo: Deus, lembre-se de seus trabalhos: pois esta é a alma, cujas obras eu
relatei a ti, fazendo de acordo com o teu julgamento. [...] Portanto, seja
entregue a Michael, o anjo da Aliança, e conduza-o
ao Paraíso da alegria, para que ele mesmo possa tornar-se co-herdeiro de todos
os santos".
Evangelho de
Bartolomeu
"E ele,
Bartolomeu, afrouxou-lhe um pouco as ligaduras e lhe disse: "Conta tudo
quanto tens feito." Respondeu Belial: "A princípio me chamava
Satanail, que quer dizer mensageiro de Deus. Mas, desde que não reconheci a
imagem de Deus, meu nome foi mudado para Satanás, que quer dizer anjo guardião
do Tártaro." E Bartolomeu falou de novo: "Conta-me tudo sem nada
ocultar." E ele responde: "Juro-te pela glória de Deus que, ainda que
quisesse ocultá-lo, ser-me-ia impossível. Está aqui presente aquele que me
acusa. E se me fosse possível vos faria desaparecer a todos da mesma maneira
que o fiz com aquele que pregou para vós. "Também fui chamado primeiro
anjo porque, quando Deus fez o céu e a terra, apanhou um punhado de fogo
e formou-me a mim primeiro. "E o segundo foi Michael,
e o terceiro Gabriel, e o quarto Rafael, e o quinto Uriel, o sexto Natanael e
assim outros seis mil anjos, cujos nomes me é
impossível pronunciar, pois são os lictores de Deus e me flagelam sete vezes a
cada dia e sete vezes a cada noite. Não me deixam um momento e são os
encarregados de minar minhas forças". (4: 16-29)
Revelação da
Virgem
“A sagrada mãe
de Deus estava prestes a seguir para o Monte das Oliveiras para orar; e orando
ao Senhor nosso Deus ela disse: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
deixe o arcanjo Gabriel descer, para que ele possa me falar sobre os castigos e
sobre as coisas no céu, na terra e debaixo da terra. E quando ela disse a
palavra, o arcanjo Miguel desceu com os anjos do Oriente e do
Ocidente e anjos do Sul e do Norte,...[...] E a santa mãe de Deus disse
ao anjo: Salve Miguel, comandante-em-chefe, o ministro do Pai
invisível, salve Miguel comandante-chefe, associado de meu
Filho, salve Michael, [...] comandante-chefe, que está prestes a soar a
trombeta e despertar os que dormem há séculos: salve Michael,
comandante-em-chefe, antes de tudo, ao trono de Deus. [...]E o comandante-chefe
disse: Estes, todos santos, são aqueles que não adoraram o Pai e o Filho e o
Espírito Santo e por esta razão são assim castigados aqui”.
Testamento de
Abraão
"Portanto,
o Senhor Deus, convocando seu arcanjo Miguel,
disse-lhe: Desça, chefe-capitão Miguel, a Abraão e fale com ele a respeito de
sua morte, para que ele coloque seus assuntos em ordem, pois eu o abençoei como
as estrelas de céu, e como a areia junto à praia do mar, [...] além disso, ele
é justo em toda bondade, hospitaleiro e amoroso até o fim de sua vida; mas
tu, arcanjo Miguel, vai a Abraão, meu amado amigo, e
anuncia-lhe sua morte e assegura-lhe assim: Desta vez partirás deste mundo vil,
e abandonarás o corpo, e irás a teu próprio Senhor entre o bom". (Cap 1)
“E Sara
saiu, indo preparar o jantar. E o sol estava quase se pondo, e Miguel saiu
da casa, e foi tomado para o céu para adorar diante de Deus,
porque ao pôr do sol todos os anjos adoram a Deus e Miguel é o primeiro
dentre os anjos”. (Cap 5)
Apocalipse de
Sadraque
"Sadraque
disse ao arcanjo Miguel: Escuta-me, ó chefe poderoso, e
ajuda-me e seja meu enviado para que Deus tenha misericórdia do mundo".
O Primeiro Livro
de Adão e Eva
“E Deus olhou
para o pensamento de Adão e enviou anjo Miguel ao mar que se
estende até a Índia, para dali pegar bastões de ouro e trazê-los a Adão. Isto
fez Deus em Sua sabedoria, para que estes bastões de ouro, estando com Adão na
caverna, iluminassem a noite a sua volta e eliminassem o seu medo da escuridão.
Em seguida oanjo Miguel desceu por ordem de Deus, pegou os bastões
de ouro, como Deus lhe ordenara, e levou-os para Deus”. (29:8)
“Em seguida Deus
ordenou que os três anjos, Miguel, Gabriel e Rafael,
entregassem a Adão o que cada um fora buscar. E eles assim o fizeram, um a um.
E Deus mandou que Suriel e Salatiel carregassem Adão e Eva para baixo do cume
da montanha alta, e os levassem para a Caverna dos Tesouros. Lá chegando,
colocaram o ouro no lado sul da caverna, o incenso no lado leste e a mirra no
lado oeste. Pois a boca da caverna estava no lado norte. Os anjos então
confortaram Adão e Eva, e partiram”. (31:5-8)
Ascenção de
Isaías
“E o anjo da Igreja
cristã que estará no céu no fim dos tempos. E o anjo (Gabriel) do Espírito
Santo e o arcanjoMiguel descerão do céu e virão no terceiro
dia abrir o seu sepulcro. E o Amado assentado nos ombros dos
serafins virá e enviará Seus doze apóstolos. E eles anunciarão a todos os povos
e a todas as nações aressurreição do Amado, e aqueles que crerem
em Sua cruz serão salvos, e ele subirá novamente ao sétimo céu
de onde viera”. (3:16-18)
Livro de Enoque
“Então Miguel,
Uriel, Raphael e Gabriel olharam do alto do céu e viram a quantidade de sangue
derramado sobre a terra e todas as desgraças que sobrevieram. [...] Então
eles falaram ao Senhor dos mundos: "Tu és o
Senhor dos Senhores, o Deus dos Deuses, o Rei dos Reis”. (Cap 9).
Miguel, um dos santos Anjos, foi estabelecido sobre
a parte melhor dos homens, sobre o povo de Israel e sobre o Caos; Sarakael, um
dos santos Anjos, foi estabelecido como o vigia dos Espíritos que induzem os
outros espíritos ao pecado; Gabriel, um dos santos: Anjos, preside ao Paraíso,
às Serpentes e aos Querubins; Remiel, um dos santos, Anjos, foi por Deus
incumbido de presidir aos ressuscitados". (Cap 20)
“Então o Anjo Miguel, um
dos Arcanjos, tomou-me pela mão direita, ergueu-me e introduziu-me em
todas as coisas ocultas e mostrou-me todos os verdadeiros segredos. Ele
mostrou-me todos os segredos dos confins do céu, das estrelas e das câmaras das
luminárias, de onde procedem para chegarem na presença do Santo". (Cap 71)
Apocalipse de
Moisés
“Esta é a
história e a vida dos protoparentes, Adão e Eva. Ela foi revelada por Deus ao
seu servo Moisés, quando recebeu as Tábuas da Lei das mãos do Senhor. Fui-lhe
transmitida pelo Arcanjo Miguel. E a história de Adão e Eva.
Depois que abandonaram o Paraíso, Adão tomou a sua mulher Eva e dirigiu-se para
o Oriente. Lá permaneceu por dezoito anos e dois meses. Então Eva concebeu e
deu à luz dois filhos, Diaphotos, que se chamou Caim, e Amilabes, que se chamou
Abel [...] Assim, ambos foram até lá e encontraram Abel trucidado pela mão do
seu irmão Caim. E Deus disse ao Arcanjo Miguel: "Dize
agora a Adão: 'Não contes ao teu filho Caim o segredo que é do teu
conhecimento! Ele é um filho da ira. Mas não te perturbes! Eu te darei um outro
filho em seu lugar. E este te revelará ludo o que deverás fazer com ele. lias a
ele não digas nada!'." Isso falou oArcanjo a Adão. E Adão
guardou a palavra em seu coração, juntamente com Eva, ambos entristecidos por
causa de Abel, seu filho”. (Cap 1: 1,3)
“Na mesma hora,
ouvimos o Arcanjo Miguel tocar a trombeta, enquanto os Anjos
clamavam: 'Eis o que diz o Senhor: vinde ao Paraíso comigo, para ouvirdes as
palavras pelas quais sentenciarei Adão!'Ao escutarmos a trombeta do Arcanjo,
logo pensamos: Deus vem ao Paraíso para julgar-nos”. (20)
“Isso dizia Sete
à sua mãe. Nesse momento, um Anjo soprou a trombeta, e todos
os Anjos que estavam prostrados sobre a sua face ergueram-se e exclamaram com
voz retumbante: "Louvada seja a majestade do Senhor expressa nas suas
criaturas! Deus agora compadeceu-se de Adão, o produto das Suas mãos".
Depois desse clamor dos Anjos, veio um dos Serafim de seis asas, ergueu Adão e
conduziu-o ao mar arquerôntico. Lavou-o por três vezes e trouxe-o à presença de
Deus. Por três horas permaneceu depositado ali; depois disso, o Grande Pai,
sentado no seu trono, estendeu as suas mãos, ergueu Adão e entregou-o a
Miguel, o Arcanjo, e disse: "Transporta-o ao terceiro céu, no
Paraíso, e deixa-o lá permanecer até o grande e terrível Dia que preparei para
o mundo!" Então Miguel, o Arcanjo, tomou Adão e colocou-o no lutar
que Deus lhe havia ordenado. Depois disso, Miguel, o Arcanjo, solicitou o
sepultamento dos Seus restos mortais. E Deus ordenou que todos os Anjos viessem
à Sua presença, cada qual segundo sua hierarquia.” (38).
“Falou Ele a
Miguel, o Arcanjo: "Vai ao Paraíso, no terceiro céu, e toma
para mim três panos de linho e três panos de seda!" Disse Deus depois a
Miguel, Gabriel, Uriel e Rafael: "Cobri com os panos o corpo de Adão!
Trazei óleo aromático! Derramai-o sobre ele! Seja trazido também para cá o
corpo de Abel!" E eles o envolveram em outros panos. Ele não havia sido
sepultado, desde o dia em que fora trucidado por seu irmão Caim. Este procurou
de muitas maneiras ocultá-lo, mas não conseguiu. A terra não o admitiu no seu
ventre; ela disse: "Eu não receberei nenhum outro corpo, antes que volte
para mim aquele que pela primeira vez de mim foi formado". Assim, naqueles
dias, os Anjos tomaram o corpo de Abel e colocaram-no sobre
uma pedra até o dia da morte do seu pai Adão. Foram então ambos sepultados no
Paraíso, segundo determinação de Deus, no mesmo lugar em que Ele encontrou o
barro do qual formou Adão. E Deus mandou cinco Anjos ao Paraíso; levaram muitos
perfumes consigo e espalharam-nos no chão. Depois tomaram os dois corpos e
enterraram-nos no lugar que haviam cavado e preparado...” (40).
“Na sua morte,
estava presente Miguel, o Arcanjo. Três Anjos compareceram e
levaram o seu corpo, sepultando-o junto de Adão e Abel. Disse então o Arcanjo Miguel
a Sete: "Desta mesma forma sejam sepultados todos os homens. até o Dia da
Ressurreição!" Depois dessa determinação disse-lhe ainda o Anjo:
"Não guardeis luto por mais de seis dias! No sétimo dia festejar!
Alegrai-vos com o morto! Pois Deus e nós, Anjos, também
alegramo-nos com a alma do justo que se separa deste mundo". Assim falou
o Arcanjo Miguel. Dito isso, ele voltou ao céu caiu louvores e
cânticos de Aleluia”. (43)
3 Baruque
“E eu disse:
Senhor, o que é aquilo que Miguel, o arcanjo, está segurando? E ele
disse-me: Este é o lugar onde os méritos dos justos entram, e tão boas obras
como eles fazem, que são escoltados diante do Deus celestial". (11: 9)
De acordo com a Enciclopédia Judaica[1]
temos ainda o seguinte sobre Miguel. A tradução foi do próprio site:
“Um dos
arcanjos, um dos principais príncipes "; Dan. X. 13), que também é
representado como o príncipe tutelar de Israel ( ib. X. 21, xii. 1). A
significação do nome (=" Quem é semelhante El "?) Foi reconhecido
pelos talmudistas, que encontraram uma alusão a ele em Ex. Xv. 11 ( ) e em
Deut. Xxxiii. 26 (), combinando a primeira palavra da primeira passagem com a
segunda da segunda (Núm. R. ii. 9). De acordo com Simeon b. Laḳish, no entanto,
os nomes dos anjos foram trazidos pelos judeus da Babilônia (Yer. RH 54d; Gen.
R. xlviii. 9). Com base nas passagens acima citadas do Livro de Daniel (onde
Michael é representado primeiro como ajudando Daniel em sua disputa com o anjo
da Pérsia e então ajudando Israel no tempo de problemas - isto é, no tempo
messiânico - e onde ele é denominado "seu príncipe") Michael é
especialmente designado nos primeiros escritos judaicos e muito freqüentemente
no Livro de Enoch como "o príncipe de Israel" (), e em escritos
judaicos posteriores, particularmente em obras cabalísticas, como "o
advogado dos judeus". É por essa razão que ele é representado como o anjo
da tolerância e da misericórdia (Enoque, xl 3) que ensinou a Enoque os
mistérios da clemência e da justiça ( ib. Lxxi. 2). [...]
A idéia de que
Michael era o defensor dos judeus tornou-se tão prevalente que, apesar da proibição
rabínica de apelar aos anjos como intermediários entre Deus e Seu povo, Michael
chegou a ocupar certo lugar na liturgia judaica. Além da palavra, o que ocorre
com freqüência e que se refere a Michael, há duas orações rogando-lhe como o
príncipe de misericórdia para interceder em favor de Israel: um composto por
Eliezer ha-Kalir (Bartolocci, ". Bibl Rab Magna," 192 e segs.) e o
outro por Judá b. Samuel He-Haside (MS. De Cambrai No. 946, fol. 110). Mas o
apelo a Michael parece ter sido mais comum nos tempos antigos. Assim Jeremiah é
dito (Baruch Apoc. Ethiopic, Ix. 5) para ter dirigido uma oração a ele.
"Quando um homem está em necessidade, ele deve orar diretamente a Deus,
nem a Michael nem a Gabriel" (Yer. Ber. Ix. 13a). [...]
A residência de
Michael estará em uma faixa de sete montanhas, cercada por um bosque de árvores
perfumadas, entre as quais uma será particularmente destacada por sua beleza. A
mais alta das sete montanhas será a sede do Senhor, e a árvore mais perfumada,
que será inacessível a qualquer ser humano até o Dia do Juízo Final, será dada
aos piedosos (Enoque, xxiv.-xxv. 5). . Ao contrário do Dan. xii. 2, é dito em
"Otiyot de-R. 'Aḳiba", sv (em Jellinek, lc iii. 28), que no
advento do Messias, Deus dará as chaves do
inferno para Michael e Gabriel, que trará as almas dos ímpios
no paraíso.
É bastante
natural que, devido à sua posição em relação aos judeus, Michael seja
representado na Hagadá como o mais proeminente dos arcanjos. Ele é
chamado por Daniel (Dan. Xii. 1) "o grande príncipe", e sua grandeza
é descrita extensamente em escritos judaicos posteriores. Ele foi um dos sete
arcanjos criados pela primeira vez (Enoch, xc. 21-22; Targ. Yer. Para Deut.
Xxxiv. 6 dá apenas seis), mas entre estes sete quatro excel, e Michael é o
chefe dos quatro. Tanto ele como Gabriel são chamados de "grandes
príncipes"; mas Michael é mais alto que Gabriel (Ber. 4b; Yoma 37a). Ele é
o vice-rei de Deus, que domina o mundo (Enoch, lxix. 14 e segs.), e onde quer
que Michael apareça, a Shekinah também será encontrada (Ex. R. ii. 8). Michael
está à direita do trono de Deus, enquanto Gabriel está à esquerda
("Haggadat Shema 'Yisrael", em Jellinek, lc v. 166; Targ. A Jó xxv.
2; Enoque, xl. 9). Quatro exércitos de anjos cantam em louvor do Senhor, sendo
o primeiro o de Michael à mão direita de Deus (Pirḳe. Iv .;
"Hekalot," em Jellinek, lc ii. 43-44). Uma tradição similar é dada em
"Seder
Gan 'Eden"
( lcp. 138): O lugar de Michael é no primeiro rio, Pison, enquanto o de Gabriel
é no segundo, Giom. É Miguel que, por ocupar o primeiro lugar perto de Deus,
recebe as orações dos homens dos anjos e os apresenta a Deus (Baruch Apoc.
Slavonic, xii.). Sua posição faz dele o companheiro de Meṭaṭron (Zohar, i.
149b).
Segundo - Evidência
Gramatical
No afã de provar que o Senhor Jesus é o arcanjo Miguel, os
miguelistas (nome que criamos agora para os que advogam o jesus-miguel)
externam pelo menos duas afirmações, embora sem fundamento. Eles dizem:
1-
O termo arcanjo ocorre apenas duas
vezes no Novo Testamento e, em ambos os casos, é singular e precedido por um
artigo definido (“o arcanjo - 1 Tessalonicenses 4:16; Judas 9). Alguns
estudiosos concluem a partir disso que o termo é restrito a um único arcanjo -
Miguel[2].
2-
Arcanjo. A Palavra de Deus refere-se
a Michael “o arcanjo.” (Judas 9 ) Este termo significa “anjo-chefe.” Note que
Michael é chamado o arcanjo. Isso sugere que há apenas um desses anjos. De
fato, o termo “arcanjo” ocorre na Bíblia somente no singular, nunca no plural.
Além disso, Jesus está ligado ao ofício de arcanjo. Com relação ao ressuscitado
Senhor Jesus Cristo, 1 Tessalonicenses 4:16 declara: “O próprio Senhor descerá
do céu com um chamado de ordem, com voz de arcanjo”. Assim, a voz de Jesus é
descrita como sendo a de um arcanjo. Esta escritura, portanto, sugere que o
próprio Jesus é o arcanjo Miguel.Uma vez que a palavra - arcanjo, só
aparece no singular, significa que há somente um arcanjo[3].
Resposta 1
Vamos seguir o raciocínio dos miguelistas e vermos aonde esse
argumento irá chegar.
Na Bíblia temos outros personagens citados com o artigo, como, por
exemplo:
1-
אַהֲרֹ֣ן הַכֹּהֵ֔ן - o sacerdote Arão (Ex 31:10);
2-
עֵלִ֣י הַכֹּהֵ֗ן - o sacerdote Eli (1Sm 1:9);
3-
אֶלְעָזָ֣ר הַכֹּהֵ֗ן - o sacerdote Eleazar (Nm 17:4);
4-
אֶבְיָתָ֣ר הַכֹּהֵ֑ן - o sacerdote Abiatar (1Rs 1:7);
5-
צָד֤וֹק הַכֹּהֵן נָתָ֣ן הַנָּבִ֔יא - o sacerdote Zadoque, o profeta
Natã (1Rs 1:32);
6-
חִלְקִיָּהוּ הַכֹּהֵ֙ן הַגָּד֜וֹל - o sumo sacerdote Hilquias (2Rs 23:4);
7-
אֶלְיָשִׁיב֙ הַכֹּהֵ֣ן הַגָּד֔וֹל - o sumo sacerdote
Eliasibe (Nm
13:28)
8-
גָּ֙ד הַנָּבִ֜יא - o
profeta Gade (1Sm 22:5);
9-
נָתָ֣ן הַנָּבִ֔יא - o profeta
Natã (2Sm 7:2);
10-
אֲחִיָּה הַנָּבִ֜יא- o profeta Aías (1Rs 1:29);
11-
אֵלִיָּ֣הוּ הַנָּבִיא֘ - o profeta Elias (1Rs18:36);
12-
אֱלִישָׁ֤ע הַנָּבִיא֙ - o profeta
Eliseu (2Rs 6:12);
13-
יְשַֽׁעְיָ֥הוּ הַנָּבִ֖יא - o profeta
Isaías (2Rs 19:2);
14-
חֲנַנְיָ֖ה הַנָּבִ֑יא - o profeta Hananias (Jr 28:5);
15-
יִרְמְיָ֥הוּ הַנָּבִ֖יא - o profeta Jeremias (Jr 37:6);
16-
חֲבַקּ֖וּק הַנָּבִֽיא - o profeta Habacuque (Hb 1:1);
17-
חַגַּ֣י הַנָּבִ֗יא - o profeta Ageu (Ag 1:1);
18-
זְכַרְיָה הַנָּבִ֖יא - o
profeta Zacarias (Zc 1:1);
19-
ὁ ἄγγελος
Γαβριὴλ - o anjo Gabriel (Lc 1:26);
20-
ὁ
βασιλεὺς Ἡρῴδης - o rei Herodes (Mt 2:3);
21-
Ἡρῴδης
ὁ βασιλεὺς - o rei Herodes (At 12:1);
22-
Δανιὴλ
τοῦ προφήτου - o profeta Daniel (Mt 24:15);
23-
Καϊάφαν
τὸν ἀρχιερέα - o sumo sacerdote Caifás (Mt 26:57).
Há mais exemplos por toda a Bíblia, todavia os citados já mostram
que não há/houve apenas um único anjo; sumo sacerdote; sacerdote; profeta.
Assim sendo, o fato da palavra Miguel aparecer com o artigo, não serve para
sustentar a ideia que há um único arcanjo.
Resposta
2
Não
há referências na Bíblia para os arcanjos no plural.
O fato de uma palavra grega estar no singular, não significa
necessariamente indicar algo no singular.
De acordo com o léxico de Louw-Nida, a palavra ἀρχιτελώνης (architelōnēs) em (Lc 19:2), a qual está classificada como nominativo singular, a
mesma classificação gramatical da palavra ἀρχάγγελος (archangelos) em (Jd 1:9), significa:
...chefe
dos cobradores de impostos, no sentido de alguém que controlava a atividade de
um grupo de cobradores de impostos – “chefe dos cobradores de impostos, diretor
dos cobradores de impostos. [...] Também é possível tomar ἀρχιτελώνης no sentido de um principal ou importante
cobrador de impostos, e não no sentido de alguém controlava ou coordenava as
atividades de outros cobradores de impostos[4].
O que esses estudiosos explicaram?
Explicaram que Zaqueu era um dos chefes dos cobradores de impostos
a serviço do Império Romano. Havia outros chefes da sua categoria. Zaqueu era
chefe apenas da região que atuava, conforme enfatiza A. T. Robertson em seu
comentário de Lucas: “Zaqueu era o chefe dos coletores de impostos nesta região, um tipo
de administrador dos impostos, que provavelmente tinha outros publicanos
subordinados a ele”[5].
Champlin e a Bíblia Arqueológica complementam:
Havia
duas classes de publicanos: uma superior, formada pelos romanos da
ordem“equitator”, que em geral eram os dirigentes do trabalho, responsáveis
perante o governo romano; e outra inferior, formada por judeus, que trabalhavam
nas vilas e cidades dos judeus. Mateus era um deles[6].
Na
república romana, os impostos comuns eram chamados vectigalia, embora um
tribute extra chamado tributum também podia ser arrecadado. [...] Os
governantes coletavam impostos para Roma nas províncias e também enriqueciam
durante esse processo. [...] A tarefa de coletar impostos era delegada a
companhias privadas de coletores de impostos chamados publicani ou
conductores[7].
Noutras palavras, o que Zaquel era no Império de César, Miguel é no
Reino de Deus, um dos chefes dentre outros. Tanto Zaqueu, como Miguel, na
Bíblia, tem subordinados, mas também são subordinados: um a César, o imperador,
outro a Cristo, O Criador.
Portanto, temos uma palavra no singular que hermeneuticamente faz
referência a uma pluralidade de indivíduos, evidência esta que desconstrói o
argumento dos miguelistas.
Terceiro - A interpretação da Srª Ellen Gould White
Hoje, conversando com amigos capazes acerca do capítulo 10 do livro do
profeta Daniel, tivemos a curiosidade de procurar saber o que a literatura
teológica diz a respeito do ser o qual apareceu a Daniel entre os versículos 5
e 10.
Quanto às opiniões, como de costume entre estudiosos, há divergências. Os
estudiosos do A. Testamento, Keil e Delitzh, por, exemplo, entendem que era
Jesus: “o אִישׁ (homem) visto
por Daniel não era um anjo-príncipe comum, mas uma manifestação de Jeová, isto
é, o Logos” [8]. Eles enxergam,
sem dúvidas, semelhanças em alguns detalhes contidos no ser, que a maioria dos
cristãos entendem que era Jesus em (Ap 1:13:18) e no visto por Daniel. O que de
fato há:
“E levantei
os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os
seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; E
o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e
os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus
pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a
voz de uma multidão. [...] Fiquei, pois, eu só e vi esta grande
visão, e não ficou força em mim; e transmudou-se em mim a minha formosura em
desmaio, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e,
ouvindo a voz das suas palavras, eu caí com o meu rosto em terra,
profundamente adormecido. E eis que uma mão me tocou e fez
que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
(Dan 10:5-10 ARC)
“E no meio
dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até
aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto
de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como
a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés,
semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa
fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na
sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e
o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E
eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua
destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e
fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves
da morte e do inferno”. (Ap 1:13-18 ACF)
Contrariando keil e Delitzh , Norman Champlin entendeu que era um anjo
comum:
Encontramos descrições similares sobre Cristo em Ap
1.13-16, mas isso não justifica a interpretação como visão do Cristo
pré-encarnado. Não se poderia dizer que Cristo estava impedido por um príncipe
da Pércia (ver Dn 10.13) ou por alguma entidade angelical ou demoníaca.[9]
Seguindo o mesmo raciocínio de Keil e Delitzh, a profetisa adventista,
Ellen G White, tida como infalível quanto a tudo quanto escreveu[10],
tem uma declaração pela qual pode decepcionar qualquer um dos seus defensores,
pois, de acordo com o seu comentário sobre (Dn 10:5-6), Jesus, o Filho de Deus,
foi quem apareceu ao profeta Daniel. Ademais, para White, o personagem
que revela a Daniel que lutou contra um ser do mal durante 21 dias era o anjo
Gabriel, algo que corrobora com a ideia de que o ser que aparece na primeira
visão era de Jesus.
Assim sendo, sistematicamente e com a clareza da luz solar, Ellen Gould
White disse que Jesus apareceu num momento, Gabriel noutro e Miguel noutro,
negando assim a possibilidade de Jesus ser o arcanjo Miguel. Vejamos o que ela
disse:
Ninguém menos
que o Filho de Deus apareceu a Daniel. Sua descrição
é semelhante àquela apresentada por João quando Cristo lhe apareceu na ilha de
Patmos. Nosso Senhor vem agora com outro mensageiro celestial para mostrar a
Daniel o que ocorreria nos últimos dias. Esse conhecimento foi dado a Daniel e
registrado por inspiração para nós, sobre quem os fins dos séculos têm chegado
(VA, 144; Review and Herald, 8 de fevereiro de 1881).[11]
12, 13. Boas
sugestões versus más sugestões. Através disso vemos que os agentes
celestiais têm de lutar contra obstáculos para que o propósito de Deus seja
cumprido no devido tempo. O rei da Pérsia era controlado pelo mais elevado de
todos os anjos maus. Como o faraó, ele recusava obedecer à palavra do Senhor. Gabriel declarou:
Ele "me resistiu por vinte e um dias" [Dn 10:13] por suas
representações contra os judeus. Porém, Miguel veio em sua ajuda, e então ele
permaneceu junto aos reis da Pérsia, restringindo os poderes, dando boas
sugestões em oposição às más. (Carta 201, 1899 apud Comentários de Ellen G.
White Isaías-Malaquias).[12]
Nosso Senhor vem
agora com outro mensageiro celestial para mostrar a Daniel o que ocorreria nos
últimos dias. — The Review and Herald, 8 de Fevereiro de 1881.[13]
Daniel... não conseguiu olhar o rosto do anjo, e já não possuía forças. Estas
haviam desaparecido. Portanto,o anjo veio até ele e o colocou de
joelhos. Ainda assim não conseguiu contemplar o anjo. Este apresentou-se então
com aparência humana. Assim o profeta conseguiu suportar a visão. - Manuscript
Releases 2:348.[14]
[Ciro], o rei
[persa], resistira durante vinte e um dias às impressões do Espírito de Deus,
enquanto Daniel jejuava e orava. Entretanto, o Príncipe do Céu, o arcanjo Miguel,
foi enviado para modificar o coração do obstinado rei, de modo a tomar uma
decisão que respondesse à oração de Daniel. — The Review and Herald, 8 de
Fevereiro de 1881.[15]
Para Ellen White a sequência de Dn 10 é sistematizado assim:
a) Jesus aparece a Daniel no versículo 5;
b) Gabriel no verso 10;
c) Miguel na narrativa do verso 13.
Agora outro detalhe. Diferente do que alguns miguelistas estão
falando, Ellen Gould White cria que havia mais de um arcanjo, ou seja, a Srª White
aqui foi fiel à interpretação bíblica sobre Miguel ser um dentre outros
arcanjos. Leiamos:
“Anjos
e [arcanjos] se maravilham em face desse grande plano da redenção; eles
admiram e amam o Pai e o Filho ao contemplarem a misericórdia e o amor de Deus;
não há sentimento de ciúmes ao ser esse novo templo, renovado à imagem de
Cristo, apresentado em sua beleza, para ficar junto ao trono de Deus". (WHITE,
Ellen G. Filhos e Filhas de Deus. p. 295. Carta 31. 1892) .
“Escutai as suas vozes, ao cantarem exaltados
hosanas, agitando as palmas de vitória. Música melodiosa reboa pelo Céu ao
entoarem a melodia destas palavras: “‘Digno é o Cordeiro, que foi morto’
(Apocalipse 5:12), e ressurgiu para sempre. ‘Ao nosso Deus, que Se assenta no
trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.’” Apocalipse 7:10. E o exército
angelical, anjos e [arcanjos], querubins cobridores e serafins
gloriosos, recoam o coro daquele cântico de alegria e triunfo, dizendo: “Amém!
Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao
nosso Deus, para todo o sempre.” Apocalipse 7:12. (WHITE, Ellen G. Nos Lugares
Celestiais , p. 383).
“Escutai
as suas vozes, ao cantarem exaltados hosanas, agitando as palmas de vitória.
Música melodiosa reboa pelo Céu ao entoarem a melodia destas palavras: “‘Digno
é o Cordeiro que foi morto’ (Apocalipse 5:12), e ressurgiu para sempre. ‘Ao
nosso Deus, que Se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.’”
Apocalipse 7:10. E o exército angelical, anjos e [arcanjos], querubins
cobridores e serafins gloriosos, repetem o coro daquele cântico de alegria e
triunfo, dizendo: “Amém! Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e
honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre.” Apocalipse 7:12”.
(WHITE, Ellen G. (Maranata — O Senhor Vem!, p. 334)
“Este
homem de fé contempla a escada apresentada na visão de Jacó - a escada que
repousava sobre a terra e alcançava os céus mais altos, e sobre a qual os anjos
de Deus subiam e desciam. Ele sabe que essa escada representa Cristo, que
conectou a terra com o céu e o homem finito com o Deus infinito. Ele ouve anjos
e [arcanjos] ampliando esse nome glorioso. Sua fé é fortalecida quando
ele lembra que patriarcas e profetas confiaram no mesmo Salvador que é seu
apoio e consolo, e por quem ele está dando sua vida”. (WHITE, Ellen G. Esboços
da Vida de Paulo. p. 332).
Logo, Se a mulher de maior autoridade na Igreja Adventista do Sétimo Dia,
Ellen Gould White, explicou várias vezes que no 10º capítulo do livro de Daniel
3 seres espirituais do bem, mas distintos, apareceram atuando em favor do
profeta, a crença de que o Senhor Jesus, Criador do anjos (Jo 1:1-3; Cl 1:17; Ap 1:8,21:6,22:13) é o anjo Miguel, entrou assombrosamente em Xeque!
[2] RHODES, Ron.
Angels Among Us. 2008. p. 95. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=NX_HXMH54c0C&pg=PA95&lpg=PA95&dq=In+the+word+archangel+there+is+a+definite+article,+the+archangel&source=bl&ots=ujMlQhTfym&sig=ACfU3U2X43cLecpYzCd5_g6xHkRKAgS0Jw&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwihxJDt4dziAhWZD7kGHZnqApgQ6AEwEXoECAYQAQ#v=onepage&q=In%20the%20word%20archangel%20there%20is%20a%20definite%20article%2C%20the%20archangel&f=false>.
Acesso em 9 de junho de 2019.
[3]
Site oficial
das Testemunhas de Jeová. Artigo: Who is Miguel Archangel? Disponível em:
<https://wol.jw.org/en/wol/d/r1/lp-e/1102005160>. Acesso em 9 de junho de
2019.
[4]
Léxico
Grego-Português do Novo Testamento. 2013. p. 515. SBB.
[8]
Comentário do Antigo Testamento: <
https://www.studylight.org/commentaries/kdo/daniel-10.html>. Acesso em 24 de
maio de 2019.
[10]
“Os testemunhos orais ou escritos da Sra. White preenchem plenamente este
requisito, no fundo e na forma. Tudo quanto disse e escreve foi puro, elevado,
cientificamente correto e profeticamente exato”. (CHRISTIANINI, Arnaldo B.
Subtilezas Do Erro. p. 35. 1965. CPB).
[11]
<https://m.egwwritings.org/pt/book/1944.804?hl=Ningu%C3%A9m+menos+que+o+Filho+de+Deus+apareceu+a+Daniel&ss=eyJ0b3RhbCI6MSwicGFyYW1zIjp7InF1ZXJ5IjoiTmluZ3XDqW0gbWVub3MgcXVlIG8gRmlsaG8gZGUgRGV1cyBhcGFyZWNldSBhIERhbmllbCIsInR5cGUiOiJiYXNpYyIsImxhbmciOiJwdCIsImxpbWl0IjoyMH0sImluZGV4IjowfQ%3D%3D#807>.
Acesso em 24 de maio de 2019.
[12]
<http://arquivosadventistas.org/arquivos/Manuais%20e%20Livros/Livros/Comentario%20Biblico%20Adventista/Antigo%20Testamento/0%20-%20Comentarios%20EGW%20-%20Isaias%20a%20Malaquias.pdf?fbclid=IwAR1b78Kae1EI4UhVnscgYVpg-bhQwLF5rHxTEySo-ESuj6PEFbc5Y6opeU0>.
Acesso em 24 de maio de 2019.
[13]
<https://m.egwwritings.org/pt/search?query=Nosso+Senhor+vem+agora+com+outro+mensageiro&type=basic&limit=20&index=0>.
Acesso em 24 de maio de 2019.
[14]
<https://m.egwwritings.org/pt/book/1944.804?hl=o+anjo+veio+at%C3%A9+ele++&ss=eyJ0b3RhbCI6NSwicGFyYW1zIjp7InF1ZXJ5IjoibyBhbmpvIHZlaW8gYXTDqSBlbGUgICIsInR5cGUiOiJiYXNpYyIsImxhbmciOiJwdCIsImxpbWl0IjoyMH0sImluZGV4IjozfQ%3D%3D#809>.
Acesso em 24 de maio de 2019.
[15]
<https://m.egwwritings.org/pt/book/1944.804?hl=Miguel+&ss=eyJ0b3RhbCI6NjQsInBhcmFtcyI6eyJxdWVyeSI6Ik1pZ3VlbCAiLCJ0eXBlIjoiYmFzaWMiLCJsYW5nIjoicHQiLCJsaW1pdCI6IjIwIn0sImluZGV4IjoyMX0%3D#806>.
Acesso em 24 de maio de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário