segunda-feira, 17 de junho de 2019

Adventistas Vs. Ellen White?





                                                                                                          Επίστευσα, διὸ ἐλάλησα

                                                                                                                Cri, por isso falei   





Dando continuidade à temática temos a seguinte indagação. A melhor tradução para Daniel 10.13 é:  

Miguel, um dos primeiros príncipes?

 Ou:

Miguel, o primeiro dos principais príncipes, conforme estão defendendo alguns dos miguelistas do Sétimo Dia?

Bem, deixemos Ellen G. White nos responder. Antes, porém, leiamos a declaração que a IASD já publicou sobre sua profetisa a qual muito nos ajuda neste momento:

“Os testemunhos orais ou escritos da Sra. White preenchem plenamente este requisito, no fundo e na forma. [Tudo quanto disse e escreve] foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato”. (CHRISTIANINI, Arnaldo B. Subtilezas Do Erro. 1ª edição. 1965. p. 35. CPB).

Agora leiamo-la:

“Durante três semanas Gabriel se empenhou em luta com os poderes das trevas, procurando conter as influências em operação na mente de Ciro; e antes que a contenda terminasse, o próprio Cristo veio em auxílio de Gabriel. “O príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias”, Gabriel declara; “e eis que [Miguel, um dos primeiros príncipes,] veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”. (WHITE, Ellen G. Patriarcas e Reis. p. 364)

 “Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém [Miguel, um dos primeiros príncipes,] veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia”. (WHITE, Ellen G. Exaltai-o. p. 750)


Agora outro detalhe. Diferente do que alguns miguelistas estão falando, Ellen Gould White cria que havia mais de um arcanjo, ou seja, a Srª White aqui foi fiel à interpretação bíblica sobre Miguel ser um dentre outros arcanjos.  Leiamos:

“Anjos e [arcanjos] se maravilham em face desse grande plano da redenção; eles admiram e amam o Pai e o Filho ao contemplarem a misericórdia e o amor de Deus; não há sentimento de ciúmes ao ser esse novo templo, renovado à imagem de Cristo, apresentado em sua beleza, para ficar junto ao trono de Deus". (WHITE, Ellen G. Filhos e Filhas de Deus. p. 295. Carta 31. 1892) .

 “Escutai as suas vozes, ao cantarem exaltados hosanas, agitando as palmas de vitória. Música melodiosa reboa pelo Céu ao entoarem a melodia destas palavras: “‘Digno é o Cordeiro, que foi morto’ (Apocalipse 5:12), e ressurgiu para sempre. ‘Ao nosso Deus, que Se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.’” Apocalipse 7:10. E o exército angelical, anjos e [arcanjos], querubins cobridores e serafins gloriosos, recoam o coro daquele cântico de alegria e triunfo, dizendo: “Amém! Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre.” Apocalipse 7:12. (WHITE, Ellen G. Nos Lugares Celestiais , p. 383).

“Escutai as suas vozes, ao cantarem exaltados hosanas, agitando as palmas de vitória. Música melodiosa reboa pelo Céu ao entoarem a melodia destas palavras: “‘Digno é o Cordeiro que foi morto’ (Apocalipse 5:12), e ressurgiu para sempre. ‘Ao nosso Deus, que Se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.’” Apocalipse 7:10. E o exército angelical, anjos e [arcanjos], querubins cobridores e serafins gloriosos, repetem o coro daquele cântico de alegria e triunfo, dizendo: “Amém! Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre.” Apocalipse 7:12”. (WHITE, Ellen G. (Maranata — O Senhor Vem!, p. 334)

“Este homem de fé contempla a escada apresentada na visão de Jacó - a escada que repousava sobre a terra e alcançava os céus mais altos, e sobre a qual os anjos de Deus subiam e desciam. Ele sabe que essa escada representa Cristo, que conectou a terra com o céu e o homem finito com o Deus infinito. Ele ouve anjos e [arcanjos] ampliando esse nome glorioso. Sua fé é fortalecida quando ele lembra que patriarcas e profetas confiaram no mesmo Salvador que é seu apoio e consolo, e por quem ele está dando sua vida”. (WHITE, Ellen G. Esboços da Vida de Paulo. p. 332).

Por Cristo, Itard Víctor

Os textos foram pesquisados nos seguintes sites:
<https://m.egwwritings.org/pt>
< http://www.ellenwhite.info/books/bk-slp-32.htm>




Nenhum comentário:

Postar um comentário